quinta-feira, 27 de março de 2008

Cem anos de sucesso

A multidão lá fora gritava muito, bandeiras, faixas, cartazes e muita musica. Eu não sabia muito bem do que se tratava, até que ouvi um senhor sentado a minha frente dizer algo sobre os cem anos do Clube Atlético Mineiro. Algumas coisas me incomodam, e futebol certamente é uma delas. Que graça tem assistir à um jogo onde o que mais vale é a beleza do jogador, para os outdoors e propagandas televisivas, e não sua habilidade, e de que vale torcer pela vitória, sendo que o que se está em jogo são os milhares de dólares nos cofres dos clubes, quando muitas vezes se ganha mais com a derrota do que com a vitória.
O futebol tem o grande poder de maquiar as coisas, o preto no branco, o azul no branco ou o vermelho no preto pintado nos rostos dos torcedores muitas vezes lhe tampam os olhos para a verdadeira e crua cor do mundo. Mas o futebol também é grandioso, permite nos sonhar, desejar, cobiçar, ensina-nos a disputar e como ganhar. É esperança também, quem nunca ouviu alguém disser: gostaria de ser jogador de futebol.
Ah sim, o nosso grandioso sistema neoliberal nos diz que toda mudança é possível e o que é belo e respeitoso são uma bela casa com um carro bacana na garagem e uma loira dos olhos claros ao lado, claro que, com a Dona-maria-de-tranças na outra casa próxima ao subúrbio. Eu disse próximo, porque ninguém merece o subúrbio, eita que no feio. Meu texto começa a perder a coerência, comecei falando do futebol e agora cá estou falando de subúrbio.
Eu gostaria de continuar a falar dos sonhos... Como é bom sonhar. Quem nunca sonhou com a Cláudia Raia ou com o Dicaprio ou então em ganhar na loteria, que atire a primeira pedra! O senhor neoliberal diz que nos podemos ter tudo isso, ai, como adoro esse senhor tão otimista... Como o adoro. Mas claro que esse senhor, na sua mais divina bondade, pois ele está sentado ao lado do nosso outro grande senhor Jesus Cristo, nos esquece de dizer como é difícil o caminho para os sonhos, que chega a ser muitas vezes impossível. Ou então, não nos diz que esse caminho é na verdade para a ostentação dos sonhos de outros e não os nossos. Mas isso tudo é porque o importante é ter otimismo. Viva a América!
Um outro dia qualquer eu li numa entrevista o seguinte: “ As regiões do nordeste são o nosso foco principal, principalmente a Bahia. Onde geralmente achamos os aspirantes à jogadores de futebol que melhor nos cabe. Isso por conta do elevado índice de miscigenação e o baixo nível de escolaridade. Essa é a nossa receita para o sucesso”. Palavras de um empresário futebolístico, Fulano Alguma Coisa (porque eu sou ético, né gente) loiro dos olhos azuis, pele clara e educação européia. E como é bonito esse contraste do branco com o preto, quem não gosta? Dá-lhes Galo, e viva os seus 100 anos de sucesso!!
E o senhor do branco da frente: quero que meu filho se torne um grande jogador.

Nenhum comentário: